Blogs - Os novos campeões de
audiência
Como os diários da internet estão revolucionando
a política, os negócios, a carreira, a cultura e as relações
pessoais
Com Ricardo Amorim e Eduardo Vieira
O
rádio e a televisão definiram a cara do século XX. Primeiro no
rádio, depois na TV, surgiram os campeões de audiência que
marcaram a cultura de massa no século passado. Foram o rádio e a TV
que projetaram as celebridades e revolucionaram nossos costumes, ao
apresentar temas sensíveis como divórcio, aborto, sexualidade ou
racismo. Rádio e TV também serviram de meio para que políticos de
todos os matizes se tornassem conhecidos, transmitissem suas
mensagens e exercessem o poder de modo eficaz sobre bilhões de seres
humanos. Rádio e TV deram origem a uma indústria pujante, geraram
fortunas e transformaram a economia por meio da publicidade e do
marketing. O século passado pode ser, sem exagero, chamado de Era do
Rádio e da TV. E o século XXI?
Muitos dizem que será a Era da Internet. Em vez de um meio de
comunicação de massa, com um transmissor central para milhões de
ouvintes ou telespectadores, a rede mundial promete ser um meio de
que todos possam participar, onde todos possam publicar e gerar
conteúdo. Promete ser um meio de comunicação não apenas de massa,
mas construído pela massa - os internautas. O que começa a tornar
essa promessa realidade são os diários virtuais conhecidos como
blogs. Se o século passado foi a Era do Rádio e da Televisão, o
século XXI é, portanto, a Era da Internet e - também - dos Blogs.
"Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas
alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo", disse a
ÉPOCA o jornalista e blogueiro americano John Batelle, um dos
colaboradores do Boing Boing, o blog mais popular do mundo. "Um
espaço onde elas podem declarar quem são, o que querem e o que
pensam."
Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é
um diário mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter
surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger
chamou seu diário pessoal na rede de "weblog", algo como
"registro na web". Em 1999, outro navegante resolveu fazer
uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we
blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra "blog"
pegou. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na
internet. Você vai lá, escreve um texto, publica uma foto, um
filme, põe links para o que mais julgar interessante na rede e
pronto. Está feito seu blog (veja como fazer isso à pág. 104).
Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por
quem queria manter as coisas em segredo. Pois na internet eles se
transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz
referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E
essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou
conhecida como blogosfera.
O tamanho da blogosfera é impressionante. O número de blogs em
todos os idiomas é hoje 60 vezes maior do que era há três anos e
já ultrapassou a marca de 40 milhões de páginas. De acordo com o
site Technorati, que cataloga e faz buscas em blogs no mundo inteiro,
são criados 75 mil blogs por dia. Isso dá uma média de um novo
blog por segundo. Há um blog para cada 25 pessoas on-line. Segundo o
Pew Internet & American Life Project, instituição americana que
estuda o impacto da internet, 57 milhões de internautas dos Estados
Unidos lêem blogs diariamente. Eles são abastecidos por cerca de
1,2 milhão de novos conteúdos por dia, ou uma média de 50 mil por
hora. No Brasil, dos quase 20 milhões de internautas, estima-se que
algo como 25% vasculhem blogs todo dia em busca de informação ou
entretenimento.
Um recém-lançado serviço de catalogação de blogs brasileiros, o
BlogBlogs (www.blogblogs.com.br),
ultrapassou o número de 85 mil blogs voluntariamente cadastrados em
três meses. Todos eles disputam a atenção do internauta com sites
convencionais e grandes portais. Quem são os vitoriosos? Quais são
os novos campeões de audiência na blogosfera brasileira? O
Technorati, autoproclamado a "autoridade no que diz respeito ao
mundo dos blogs", afere a relevância deles usando um conceito
simples: quanto mais links apontam para um blog, mais importante ele
é. Na semana passada, o Technorati monitorava 2,6 bilhões de links
em tempo real. Como é notificado a cada modificação em cada um dos
milhões de blogs que cataloga, ele é a fonte mais confiável e
atualizada de informações sobre o que se faz na blogosfera. Para
escolher os blogs mais relevantes do Brasil, ÉPOCA consultou os
registros do Technorati, navegou exaustivamente pelos blogs em
português, explorou links e conversou com dezenas de especialistas e
blogueiros. Os blogs não foram escolhidos apenas com base na
audiência, mas também no impacto e na relevância do conteúdo
gerado (veja os oito principais blogueiros escolhidos na
sequência da matéria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário